Algodão Agroecológico

Plantando o futuro

Em parceria com o Sebrae e a Embrapa, empresa especializada em tecnologia agrícola, o Instituto atua no projeto de retomada de plantação do algodão agroecológico no Rio Grande do Norte, visando o desenvolvimento local sustentável.

Cultivado sem agroquímicos e plantado em consórcios agroalimentares, o manejo dos cultivos do algodão agroecológico é integrado e há uma grande preocupação com os recursos hídricos, com o ar e com a nutrição do solo.

O projeto, além de incentivar a agricultura familiar, considera aspectos ambientais, culturais, sociais e econômicos, já que os agricultores intercalam na mesma terra outros cultivos como: milho, gergelim, feijão e palma.

Eu venho aprendendo muito. Hoje estamos sendo reconhecidos e o mundo todo tá vendo a importância que tem a mulher na agricultura.

Maria Azevedo, agricultora

CONHEÇA OS OUTROS PILARES
Oficinas de costura
Bordado do Caicó
Artesanato potiguar
Economia circular
Oficinas de costura

Começando pelas Oficinas de costura do Programa Pró-Sertão, hoje são mais de 70 oficinas que atendem o Grupo Guararapes e três mil e setecentas pessoas empregadas diretamente pelo Pró-Sertão, programa estadual de incentivo à geração de empregos no semiárido do Rio Grande do Norte.

SAIBA MAIS
Bordado do Caicó

As técnicas do bordado do sertão de Caicó fazem parte da nossa tradição e cultura há mais de cem anos. Junto com o Sebrae, o objetivo do Instituto Riachuelo é garantir a preservação desse patrimônio, além de auxiliar no nivelamento de qualidade dos produtos, incentivar a fabricação de peças sob demanda do mercado têxtil e apoiar na operação e logística das peças.

SAIBA MAIS
Artesanato potiguar

Em parceria do Instituto Riachuelo com o Sebrae, o projeto tem como objetivo aproximar artesãos de potenciais compradores e auxiliar na segurança, produção e divulgação do artesanato de peças de cerâmica - tão conhecido e admirado pela região.

SAIBA MAIS
Economia circular

A Riachuelo e o Instituto investiram em um projeto inédito do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para reduzir os impactos ambientais e alavancar e estabilizar a reciclagem têxtil em circuito fechado, otimizando processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem e priorizando resíduos têxteis de suas respectivas fábricas.

SAIBA MAIS

Instituto Riachuelo nas Redes Sociais